Semana do Alimento Orgânico 2020 – Programação Nacional

XVI CAMPANHA ANUAL DE PROMOÇÃO DO PRODUTO ORGÂNICO

SEMINÁRIO VIRTUAL

Lançamento da Campanha: 08.06.2020 a 09.06.2020

 

08.06.2020- ABERTURA

Horário: 10:00 às 12:00

 Anúncio da Ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias

Anúncio do Secretário de Defesa Agropecuária José Guilherme Tollstadius Leal

 MEDIADORA: Virgínia Lira – Coordenadora de Produção Orgânica- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Apresentação da Campanha, falar do histórico e das atividades que serão desenvolvidas durante o evento.

 MESA 1: REQUISITOS PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS ORGÂNICOS – CADASTRO NACIONAL DE PRODUTORES ORGÂNICOS

SISTEMÁTICA: 60 minutos de exposição, 3 palestrantes, 20 min para cada um.

PÚBLICO ALVO: Público em geral, especialmente o consumidor.

OBJETIVOS: Levar informações dos requisitos e orientações para identificação dos produtos orgânicos, com exemplos práticos, abordando as possibilidades de participação de produtores e consumidores no controle social e garantia da qualidade orgânica como também informar os produtores acerca dos formatos e procedimentos para regularização das unidades de produção e produtos orgânicos.

Abordará os mecanismos de controle que são utilizados, no Brasil, para a garantia da qualidade orgânica, de que maneira os consumidores podem identificar esses produtos no mercado e como podem participar do processo de controle social, para que possamos evitar as fraudes, que prejudicam tanto os produtores como os consumidores.

PALESTRANTE: ELAINE DE AZEVEDO:

 Saúde e Alimento Orgânico em tempos de Pandemia ”.

Nutricionista, mestre em Agroecossistemas e Doutora em Sociologia Política. Professora no Departamento de Ciências Sociais da UFES

PALESTRANTE: PAULA SILVA FERREIRA –

“Sistema participativo de garantia e a importância da identificação do produto orgânico”

-Coordenadora do Núcleo Raízes do Sertão, Secretaria Geral da OPAC Povos da Mata.

Palestrantes e moderador:

MARCELO LAURINO

“ Como Reconhecer o produto orgânico – Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos”

-Engenheiro Agrônomo e Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Atua na Superintendência do MAPA em SP. É Secretário Executivo da Comissão da Produção Orgânica de São Paulo.

Curadoria: Laila

 

08.06.2020

HORÁRIO: 17:00 às 18:30

 MESA 2: PRODUÇÃO ORGÂNICA DE AVES DE CORTE E POSTURA

 SISTEMÁTICA:  45 minutos de exposição seguido de 45 minutos de perguntas

PÚBLICO ALVO: produtores convencionais interessados na produção orgânica de aves de corte ou postura. Produtores orgânicos interessados no escopo produção animal orgânica. Estudantes, professores e técnicos das Ciências Agrárias

 Palestrante: FABÍOLA FERNANDES SCHWARTZ

– Médica Veterinária, pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – SP, especialização em Homeopatia e Vigilância sanitária. Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural – Universidade Federal de São Carlos/SP; Tema da dissertação: “Bem-estar animal na produção de ovos orgânicos no Estado de São Paulo: percepção dos produtores e consumidores e avaliação técnica nas granjas”. Sócia proprietária da SFS – Consultoria em Boas Práticas Agropecuárias e Traduções Técnicas Ltda.; atuando na área de agroecologia, produção animal orgânica, bem-estar animal e segurança de alimentos; atualmente responsável técnica da Fazenda da Toca Ltda., respondendo pela sanidade 200 mil aves sob manejo orgânico para produção de ovos comerciais. Auditora independente, para escopo de produção Orgânica e Bem-estar animal.

MEDIADORA: ANA MARIA DE ANDRADE MITIDIERO.

-Médica veterinária e membro da CPOrg/SC representando o conselho regional de medicina veterinária. A mediadora receberia as perguntas e as repassaria para a palestrante).

09.06.2020

Horário: 10h00 – 12h00

MESA 3: FORMAS PARA REGULARIZAÇÃO DO PRODUTOR INTERESSADO TORNAR SUA PRODUÇÃO ORGÂNICA.

 Sistemática: 120 minutos de duração, palestrantes, 20 min para cada um e 30 minutos finais para encaminhamentos.

Público alvo: Público em geral, produtores, consumidores interessados em consumo mais justo, universidades, estudantes, técnicos e professores.

OBJETIVO: mostrar aos produtores com baixo uso de insumos, em manejo agroecológico não certificados e convencionais interessados em converter seu sistema produtivo as formas de regularização que a legislação da produção orgânica prevê.

 Palestrante e Moderador: (20 minutos)

MARCELO SILVESTRE LAURINO:

“Venda Direta sem certificação através de Organizações de Controle Social: procedimentos para sua criação e cadastramento no MAPA”.

-Engenheiro agrônomo e Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Atua na Superintendência do MAPA em SP. É Secretário Executivo da Comissão da Produção Orgânica de São Paulo.

Palestrante: TIAGO TOMBINI DA SILVEIRA (20 minutos)

“Como regularizar a produção através da Certificação participativa / Sistemas Participativos de Garantia”.

-Presidente do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica Associação Povos da Mata de Certificação Participativa situada no estado da Bahia.

Palestrante: DOUGLAS ALVARISTO (20 minutos)

“Desafios para a organização de um OPAC”

Especialista em agroecologia, gestor na Cooperativa Camponesa (CPC-ES), membro da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA)

Palestrante: DANIEL ARAÚJO (20 minutos)

“Como se regularizar através da Certificação por auditoria”

-Engenheiro Agrônomo e Coordenador de Avaliação da certificadora Ecocert Brasil, situada em Santa Catarina.

Curadoria: Eduardo Amaral SC

 Seminário de Encerramento

09.06.2020            

Horário- 17:00 às 19:00

MESA 5: Agroecologia, produção orgânica e o papel do poder público no Brasil. Histórico, situação atual e perspectivas das políticas, planos e ações.

Sistemática: 120 minutos de duração, 6 palestrantes, 10 a 15 min para cada.

Público alvo: Público em geral, produtores, consumidores interessados em consumo mais justo, universidades, estudantes, técnicos e professores

 MODERADORA E PALESTRANTE – Virgínia Lira (15 MINUTOS)

Coordenadora da Produção Orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Auditora Fiscal e Zootecnista.

Panorama das políticas públicas implementadas ao longo dos anos, a nível nacional e estadual, dando ênfase Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, Política de apoio a Formação dos Núcleos de Agroecologia e a situação atual dos Planos estaduais de Agroecologia e Produção Orgânica – representante de um estado com ações efetivas e em execução e alguém da pesquisa que possa dar uma visão panorâmica da realidade.

2.TEMA: PAPEL DOS NÚCLEOS DE ESTUDO EM AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA NA OFERTA DE PRODUTOS ORGÂNICOS E NA SEGURANÇA ALIMENTAR.

Impactos da política pública de fomento a formação dos NEAs na indução da transição agroecológica e na conversão para produção orgânica, por meio das ações de pesquisa, extensão, educação e capacitação, bem como a integração com o público urbano e consumidor

Palestrante- PROF. ROMIER DA PAIXÃO SOUSA (15 minutos)

Professor efetivo de ensino básico, técnico e tecnológico do IFPA, Campus Castanhal, graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia, mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará e mestrado em Agroecologia: un enfoque para el Desarrollo rural pela Universidade Internacional de Andalucia (2011), Doutorado em Estudios Medioambientales pela Universidad Pablo de Olavide (2015). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia vinculado ao CNPq; é Vice-Presidente da Diretoria da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). Especialista em DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA pelo IFPA (2018) e membro do Grupo de Trabalho em Agroecologia Política do  Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLASCO).

3.TEMA: IMPORTÂNCIA DOS PLANOS ESTADUAIS DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA NA OFERTA DE PRODUTOS ORGÂNICOS (15 minutos)

PALESTRANTE: PAULO ANDRÉ NIEDERLE (15 minutos)

Professor e atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também é professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) na mesma universidade. Doutor em Ciências Sociais (CPDA/UFRRJ, 2011) e Mestre em Desenvolvimento Rural. Vice-Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia Rural (ALASRU). Atualmente é coordenador do Observatório das Agriculturas Familiares Latino-Americanas (AFLA-UFRGS-UNILA). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (GEPAD-UFRGS). É membro do Grupo de Trabalho sobre Segurança Alimentar da CLACSO/FAO, representante da América Latina no Research Committee on Agriculture and Food (RC 40) da International Sociological Association (ISA), membro do Grupo de Investigadores em Políticas Públicas para a Agricultura Familiar (GIPPAF) da REAF-Mercosul, pesquisador da Red Políticas Públicas na América Latina (Red PP-AL).

 4.TEMA:  PAA E PNAE E A PRIORIZAÇÃO À PRODUÇÃO DE BASE AGROECOLÓGICA E ORGÂNICA

 Palestrante: KELMA CHRISTINA MELO DOS SANTOS CRUZ (15 minutos)

– Superintendente de Suporte à Agricultura Familiar da CONAB. Engenheira Agrônoma, Mestre em Agronegócios, Especialista em Ciências Políticas e Gestão Pública.

5.TEMA: O PROGRAMA DE NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E A PRIORIZAÇÃO À PRODUÇÃO DE BASE AGROECOLÓGICA E ORGÂNICA

 Palestrante: BRUNO COSTA E SILVA (15 minutos)

– Chefe da Divisão de Apoio ao Programa de Alimentação Escolar-DAPAE/FNDE, especialista em Projetos de Educação, trabalhando no PNAE, como assessor da coordenação geral. Atuando em temas estratégicos do Programa, como a parceria com outras instituições, as universidades que formam os CECANES, os projetos de cooperação internacional e a agricultura familiar. Representante do PNAE nas ações dos projetos de cooperação internacional implementados junto à Agência Brasileira de Cooperação e organismos internacionais, como a FAO/ONU e o Centro de Excelência contra a Fome.

 Palestrante: MARIA TERESINHA RITZMANN – (15 minutos)

Apresentará a estratégias para construção das políticas estadual

Coordenadora técnica do Projeto Rede Mandala – Rede Paranaense de Economia Solidária Campo-Cidade no Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo – Cefuria. Participou do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual para regulamentar a Lei 16.751/2010 por meio do Decreto 4.211/2020 que institui a merenda escolar orgânica no Estado do Paraná.

Palestrante: TATIANE LEOCÁDIO TEMÓTEO- (15 minutos)

-Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (2009), Mestrado em Alimentos e Nutrição pela mesma Instituição (2012) e Doutorado em Nutrição e Saúde Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atua na área de Alimentação e Nutrição e principalmente nos temas segurança alimentar e nutricional e fatores determinantes da anemia em crianças e adolescentes.

 

 

Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.