União Européia renova aprovação do agrotóxico glifosato

Agrotóxico Mata!

O Parlamento Europeu renovou a aprovação ontem, dia 13 de Abril de 2016, a autorização por 07 anos – e não para 15 anos como originalmente proposto – para o produto glifosato, sem quaisquer restrições, em decisão contrária a recomendação da Comissão de Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar deste mesmo Parlamento.

A CPOrg/SC se manifesta publicamente contra esta decisão que não atende o interesse da sociedade, visto que o agrotóxico glifosato foi classificado em março de 2015 como potencial cancerígeno pela IARC – International Agency for Research on Cancer (Agencia Internacional para Pesquisa do Câncer) e Organização Mundial de saúde (OMS), desta forma beneficiando apenas interesses comerciais de grandes indústrias produtoras destas substancias.

O glifosato é uma substância química sintetizada, desenvolvido para matar qualquer tipo de planta, principalmente perenes. Patenteado no início de 1970, introduziu ao mercado consumidor um agrotóxico de amplo uso e rapidamente foi utilizado por todo o mundo. Desde a sua patente expirou em 2000, o glifosato tem sido comercializado por várias empresas e várias centenas de produtos agrotóxicos que contêm glifosato para uso em diversas culturas agrícolas.

Para mais informações acesse:

http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?type=IM-PRESS&reference=20160321IPR20296&language=EN&format=XML
http://www.arc2020.eu/2016/04/parliament-glyphosate-vote-recommends-reduced-approval-to-7-years/

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.