Cidasc realiza Seminário sobre qualidade dos Produtos Orgânicos em SC

IMG_4932

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, em parceria com a Comissão de Produção Orgânica do Estado de Santa Catarina – CPOrg-SC, está realizando o “Seminário sobre qualidade dos Produtos Orgânicos em SC”. O evento, que faz parte do calendário da Semana Nacional do Alimento Orgânico, teve início na manhã desta quinta-feira, 1, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – Fiesc, em Florianópolis.

O Seminário apresenta os resultados do Programa de Monitoramento dos Resíduos de Agrotóxicos em Produtos Orgânicos – MPOrg-SC. Esse monitoramento é uma das atividades desenvolvidas pela Cidasc, por meio do Programa Santa Catarina Rural (Projeto 127), da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca – SAR, que foi realizado com êxito desde 2012 e concluído em 2017.

Estiveram presentes no evento o Presidente da Cidasc, Enori Barbieri, o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, o Superintendente Substituto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Osmarino Ghisone, o Assessor Jurídico do CCO do Ministério Público, Roberto Mattus Abrahão, o Representante do CPorg, Francisco A. Powell Van de Casteele, a Diretora de Defesa Agropecuária da Cidasc, Priscila Beleza Maciel, o Diretor Institucional da Cidasc, Rodrigo da Silva Conceição, o Gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Cidasc, Matheus Mazon Fraga, o Representante do Comitê de Defesa do Consumidor, Paulo Tagliari, e o engenheiro agrônomo e coordenador do Programa SC Rural, Marcelo Alexandre de Sá.

Spies ressaltou a importância do Programa de Monitoramento para garantir a qualidade dos produtos orgânicos no estado. Para ele, essas ações deixarão uma herança para a geração futura. O Secretário Adjunto comentou que o Governo do Estado está apoiando o setor agrícola, mediante investimentos nas áreas de pesquisa, extensão, qualidade e sanidade, além da manutenção de programas que incentivam os produtores rurais.

Em seguida, Barbieri destacou o auxílio do Programa SC Rural na realização de projetos que trouxeram benefícios a sociedade. “Através da Defesa Agropecuária o estado mantém a qualidade do que é produzido, oportunizando aos produtores e a sociedade catarinense a abertura de mercados importantes. Se cada um fizer a sua parte vamos avançar e manter Santa Catarina como uma ilha de sanidade”, declarou.

Programação

Ao longo da manhã, o evento contou com a palestra “Resultados do MPOrg-SC”, ministrada pelo Gestor da Cidasc Matheus Mazon Fraga. Depois o engenheiro agrônomo Eduardo Amaral exibiu os “Resultados das atividades do Mapa”. Por fim, o engenheiro agrônomo da Cidasc Mario Verissimo comentou sobre a pesquisa realizada pela Companhia, que recolheu informações sobre a produção de orgânicos em Santa Catarina.

Na parte da tarde, a professora e nutricionista da Universidade Federal do Espírito Santo Elaine de Azevedo, irá palestrar sobre a “Qualidade do alimento orgânico e segurança alimentar”. Logo após, o engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de Santa Catarina Oscar Hover explanará a respeito dos “Mercados de alimentos orgânicos e os desafios de aproximar produtores e consumidores”. No final do evento, serão apresentadas experiências dos agricultores da Rede Ecovida.

Programa SC Rural

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.

IMG_5585

IMG_5373

IMG_5585

Fonte: http://www.cidasc.sc.gov.br/blog/2017/06/01/cidasc-realiza-seminario-sobre-qualidade-dos-produtos-organicos-em-sc/

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.