Goiaba de Carlópolis Ganha Indicação Geográfica

Os municípios de Carlópolis e Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro do Paraná, receberam o selo de Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial pela goiaba cultivada na região. A chancela concedida à Associação dos Olericultores e Fruticultores de Carlópolis (APC) reconhece a qualidade da fruta e agrega valor ao produto.

Para os produtores, é a certeza de que atendem os mercados mais exigentes e passam a ganhar mais pela mesma produtividade. O próximo passo da associação é conseguir um selo que abra um caminho para exportação.
A cultura, introduzida na região pela imigração japonesa, rende uma média de 15 toneladas por hectare por ano. As frutas são embaladas em envelopes de papel individualmente quando estão com aproximadamente 2 centímetros de diâmetro, para evitar que algum inseto ou animal danifique a fruta. No cultivo não são utilizados pesticidas.
Conhecida por “goiaba de Carlópolis”, a fruta é cultivada em 390 hectares dos dois municípios, sendo a maior produção de goiabas do Paraná e uma das maiores do Brasil, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater)

Saiba mais: http://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2016/06/produtores-de-goiaba-conquistam-o-selo-de-indicacao-geografica.html

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.