Fungo da ferrugem da soja ganha mais resistência a agrotóxicos

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) anunciou recentemente que suspendeu 67 marcas comerciais de agrotóxicos que apresentaram eficiência abaixo da média dos produtos cadastrados, não podendo ser receitadas para o controle da ferrugem da soja. A baixa eficiência é devido a resistência do fungo aos princípios ativos dos agrotóxicos usados repetidas vezes ao longo dos anos e o grande problema é que estes produtos ineficientes permanecem sendo utilizados em grande escala pelos agricultores, fato que gera elevação dos custos de produção, riscos de contaminação aos aplicadores e poluição, pois o agricultor terá que fazer repetidas aplicações se houver condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento do fungo.

Na produção orgânica a pesquisa tem alternativas para controle da ferrugem asiática, conforme estudo realizado por Dalton V. Dorighello em sua dissertação de mestrado em 2013, que trabalhou com óleos de café e alguns bacilos para avaliar a reação e o controle da ferrugem asiática

Na conclusão do estudo os óleos de café inibiram a germinação de uredósporos de P. pachyrhizi e reduziram a ferrugem asiática da soja, e o mesmo resultado se deu com os bacilus, que mostraram uma ação de controle na ferrugem da soja.

Outro aspecto importante é a redução de custos no cultivo da soja orgânica. Basta notar a iniciativa conduzida pelo Engenheiro Agrônomo Paulo Eduardo Garcia Junior da Agropecuária 3G, que alcançaram uma economia de 30% a 40% nos custos de produção devido a eliminação dos custos com agrotóxicos e na hora da venda, os ganhos chegam a ser de 50% a mais por saca.

Se os danos de pesticidas agravam os problemas sanitários da população, e aumentam os custos da saúde para a sociedade, o que estamos fazendo que ainda não tomamos a medida de mudar nossos hábitos?”

Para saber mais acesse:

http://www.portaldbo.com.br/Agro-DBO/Noticias/Produtor-tem-custo-ate-40-menor-com-soja-organica/16321

http://arede.info/COTIDIANO/105939/ADAPAR-SUSPENDE-AGROTOXICOS-COM-BAIXA-EFICIENCIA

CONTROLE DA FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA (Phakopsora packyrhizi) COM ÓLEO DE CAFÉ E Bacillus spp

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.