Projeto Quintais Orgânicos de Frutas implanta milésimo pomar na Região Sul

Projeto da Embrapa: 1000 Quintais Orgânicos de Frutas implantados

O projeto “Quintais Orgânicos de Frutas” recebeu seu milésimo pomar, em plantio feito em uma propriedade rural de Pelotas (RS) para registrar a marca histórica. A ação foi organizada pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), coordenadora do projeto, no último dia 1°. O programa repassa kits de mudas de árvores para agricultores familiares, escolas, comunidades quilombolas e indígenas. Cada quintal é constituído de cinco mudas de frutíferas. São 19 diferentes espécies – 95 mudas no total – que ocupam uma área de 1,2 mil m² em cada quintal. Goiaba, jabuticaba, laranja, limão e pêssego estão na lista de frutas.

O presidente da Companhia de Geração Térmica de Energia (CGTEE) da Eletrobrás – parceira do projeto –, Sereno Chaise, acompanhou o plantio e destacou a importância de ações voltadas ao homem do campo. “De todos os projetos sociais que a CGTEE apoia, este é o mais relevante, pois a atenção com o nosso agricultor é de total importância”, comentou.

O projeto “Quintais Orgânicos de Frutas” foi iniciado em 2004 e, até agora, já são 35 mil beneficiários, 225 mil árvores plantadas e 115 cidades atingidas nos três estados da Região Sul. A ideia é fornecer frutas para uma família de até sete pessoas. Como o número de frutíferas é grande, durante todo o ano pelo menos alguma espécie estará produzindo frutos. Resultado: segurança alimentar garantida e opção de alimentação saudável e farta nos 12 meses do ano.

“Vejo a implantação dos quintais como um projeto não só com uma ação social, mas uma estratégia inovadora do ponto de vista da transferência de tecnologia”, destacou o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon.

Resultados

Uma estrada de terra de cinco metros de largura separa as propriedades dos agricultores Pedro Schiavon e Félix Rui Duarte. O sítio de Schiavon sediou a implantação do Quintal 1000. Do lado oposto, está a propriedade de Duarte. O local recebeu o Quintal 675, em 2008. “Quem acompanhou o plantio de agora pôde ver, na prática, como o quintal garante a segurança alimentar. O Quintal 675 tem só três anos e já produz frutas, como pêssego, de ótima qualidade”, explica Fernando Costa Gomes, coordenador do projeto.

Busquei o projeto pela variedade de frutas e hoje, com as plantas já maduras, fazemos doces, geleias, licores e sucos para o nosso consumo”, comenta Duarte, que tem 16 espécies diferentes plantadas no seu pomar.

Do outro lado da estrada, Rodrigo Schiavon, filho do proprietário Pedro, ressalta: “teremos alimentos de qualidade o ano todo aqui e mais saudáveis, pois serão produzidos sem veneno”.

Números

Quintais Implantados: 1.000
Árvores Frutíferas Plantadas: 83 mil
Plantas Totais: 225 mil
Beneficiários: 35 mil
Cidades: 115
Estados: RS, SC e PR

Texto: Bruno Zamora Teoro – SC3005JP
Embrapa Clima Temperado
Contatos: (53) 3275-8113; bruno.zamora@cpact.embrapa.br
Colaboração: Luiza Wiener

Saiba mais, visitando a página do projeto Quintais Orgânicos de Frutas

Anúncios
Esse post foi publicado em Agricultura Familiar, Consumo, Notícias, Produção Orgânica, Santa Catarina. Bookmark o link permanente.