Lançamento do Selo SisOrg em Chapecó

Selo do SisOrg: Garantia de produtos certificados

O lançamento do Selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) pelos agricultores feirantes de produtos orgânicos da Feira de Chapecó, Grupo Herança Viva, em conjunto com o Núcleo Oeste-SC da Rede Ecovida e outras instituições, aconteceu no sábado, 12 de novembro.

Este selo é usado para identificar e controlar a produção nacional de orgânico. Os produtos certificados por auditoria e sistemas participativos de garantia, apresentam o selo do SisOrg em seus rótulos. Com este trabalho os agricultores diferenciam os seus produtos e os consumidores possuem mais uma garantia que estão adquirindo produtos de acordo com as normas regidas pela lei de produção de orgânicos – Lei 10.831 de 2003.

A atividade tem o apoio da Epagri, através do projeto de construção de Rede para avaliação de sustentabilidade de agroecossistemas com produção de hortifrutigranjeiros – edital com apoio do CNPq/Fapesc.

A Rede de trabalho conta com agricultores familiares do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e com diversas instituições: Epagri, Embrapa, UTFPR, UFPel, UFSC, UFFS, UNOCHAPECÓ, APACO, prefeituras municipais e outras.

Na oportunidade do evento do lançamento do selo estiveram presentes representantes das instituições parceiras da rede de trabalho. Nas palavras do chefe do Cepaf, Nelson Cortina (foto), ficou destacada a importância de reativar trabalhos de Rede, fortalecendo as parcerias que já existem entre as instituições públicas ou não governamentais. O Secretário da Agricultura de Chapecó, Ricardo Lunardi, fortaleceu o apoio que vem sendo dado às atividades dos feirantes de Chapecó, salientou que no futuro o espaço cultural da feira irá ser preservado e que diversos trabalhos necessitam do fortalecimento desta Rede que está sendo construída.

Mais informações pelo endereço eletrônico luizverona@epagri.sc.gov.br ou pelo site do Consagro.

Consulte também: Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg).

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Agricultura Familiar, Consumo, Eventos, Legislação, Padrões, Santa Catarina. Bookmark o link permanente.